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Em 28/04/2025 às 14h33
As palavras-chave estão relacionadas ao modo como as pessoas buscam no Google, principalmente digitadas ou por voz.
Sua importância está principalmente no fato de diminuir a distância entre quem busca e seu conteúdo, promovendo mais conectividade com o que o visitante realmente deseja. Veja o exemplo abaixo:
🥥 Uma lanchonete vende água de coco e coloca no site: Temos Água de coco por X reais
🌴 Uma segunda lanchonete também adiciona no cardápio: Comprar Água de coco natural por X reais
🔎 Um usuário vai no Google e busca: Comprar água de coco natural
A segunda lanchonete possui uma correspondência maior com o termo que o visitante utilizou, aumentando sua vantagem nas pesquisas.
Uma das formas mais básicas, porém, não menos importante, de encontrar boas palavras-chave é utilizando a própria busca do Google ao ver "As pessoas também buscam por..." e "As pessoas também perguntam por..." . Veja abaixo o exemplo utilizando a mesma busca "água de coco".
No exemplo podemos perceber que termos como caixinha, natural e benefícios são importantes para os usuários, então se tivermos no website:
Comprar água de coco natural de caixinha, marca X por Y - Veja os benefícios - Esse tipo de ação aproxima seu website dos interesses das pessoas, aumentando a chance de impressão e também de receber mais cliques entre os demais.
Outra forma de usar as próprias buscas é com o preenchimento automático de sugestões, onde você adiciona lentamente o que deseja e aguarda pelas sugestões de preenchimento.
As dicas colhidas pelo auto preenchimento são importantes por serem reais e baseadas no volume de buscas, ou seja, provavelmente a maioria das pessoas fazem esse tipo de busca. Na imagem de exemplo, temos tipos, marcas e formatos que são do interesse dos visitantes.
É importante saber que o Google utiliza sua localização para encontrar o que te interessa nas proximidades. Use a busca em aba anônima para resultados genéricos sem localização.
O Google Trens é uma ferramenta criada exatamente para consultar os tópicos e palavras-chave mais populares entre os usuários. Ao analisar os termos e assuntos na ferramenta, é possível obter dados preciosos para sua busca. A ferramenta está disponível pelo link oficial do Google Trends.
Trending Now: Aba com filtros para ver quais assuntos estão em alta no momento nas pesquisas. É possível filtrar por tópicos, países, categorias e tempo.
Explore: Literalmente um explorador de volumes de pesquisas para a palavra-chave que você inserir. É importante ficar atento para não misturar termos com tópicos. É importante utilizar a ferramenta para comparar termos e entender como as pessoas estão buscando.
No exemplo da imagem acima temos as comparações entre estética automotiva x lava gato segmentado para o Estado de São Paulo no perído dos últimos 30 dias. No exemplo conseguimos entender que em média, lava jato é buscado ao menos 2x mais que estética automotiva.
Essa ferramenta é interna e é necessário ter uma conta do Google Ads para conseguir acessá-la. Ela está disponível no menu > Tools (Ferramentas) > Planning (Planejamento) > Keyword Planner (Planejamento de palavras-chave).
A princípio a ferramenta permite descobrir novas palavras-chave e ver volumes de pesquisa e previsões. Diferente do Google Trends, o Keyword Planner exibe quantidades médias de pesquisas e valor de leilão (concorrência) para aquele termo.
No exemplo acima conseguimos ver que o termo "água de coco" tem em média 135.000 buscas em todo o Brasil todos os meses. Abaixo do termo, há uma série de termos com correspondências parecidas para consultar o volume. A ferramenta também disponibiliza proporções de buscas pelo computador e celular, além de diversas outras funcionalidades.
Para aplicar com sucesso as palavras-chave, considere essas recomendações que adicionamos abaixo e podem ser muito úteis para o ranqueamento do seu website:
Vamos considerar um Estúdio de Pilates como negócio de exemplo. Se eu fizer uma busca no Chrome em aba anônima no google.com.br eu encontro várias palavras-chave, por exemplo: Preço Pilates 2x semana. Posso utilizar essa palavra-chave de forma inteligente no meu site, da seguinte forma:. Vou criar /planos/pilates-2x-semana como um plano no meu website. O título do meu plano será Plano de Pilates 2x na Semana. Ao explicar mais detalhes sobre meu plano, terei no conteúdo o subtítulo Pilates 2x da semana: Preço
. Vou explicar sobre o preço, formas de pagamento e mencionar que os clientes podem fazer uma aula grátis para conhecer
O exemplo acima mostra uma forma lógica de trabalhar as palavras-chave sem exageros e, principalmente, pensando no visitante ao invés de pensar em hacks para ter mais visibilidade. Lembre-se que o posicionamento no Google possui muito mais relação com as experiência de quem consome o conteúdo do que técnicas específicas.
As palavras-chave corretas aumentam a conectividade do conteúdo com o visitante, gerando uma melhor experiência e mais impressões nas pesquisas
Leonardo Negrão
· #seo
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